Livros

Ao  se falar em livro apresento aqui uma das  minhas escritoras favoritas e o resumos de alguns dos livros que  tive o prazer de ler.



Agatha May Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros. Seus livros são um dos mais traduzidos no mundo, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como  Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot (meu preferido), entre outros

O Segredo de Chimneys 
O jovem Anthony Cade volta à Inglaterra depois de mais de vinte anos afastado do país com a missão de entregar os manuscritos com as memórias do conde Stylptitch a uma editora e cartas de um chantagista à bela Virginia Revel. Os originais e as cartas são roubados, e Anthony ajuda Virginia a esconder da polícia o cadáver encontrado na casa dela. Na mesma noite, o príncipe da Herzoslováquia é assassinado no palácio de Chimneys, onde está escondido um valioso diamante. 
Para desvendar o mistério e recuperar o manuscrito, o superintendente Battle, da Scotland Yard, conta com a ajuda do aventureiro Anthony. Envolvidos nesse suspense, no qual a romancista concentrou seu característico senso de humor, estão também o célebre ladrão "rei Victor", o pomposo funcionário público George Lomax, o colecionador de livros raros Hiram Fish, o magnata Isaacstein e o velho proprietário de Chimneys, lorde Caterham, que só pretende, inutilmente, que o deixem em paz. 

O Misterioso Caso de Styles 
"O romance de mistério que alavancou a carreira de Hercule Poirot."
 The New York Times"Brilhante, engenhoso, soberbo em sua inteligência." Times Literary SupplementNo meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estréia neste caso intrigante. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero. 





Os Relogios
O agente secreto Colin Lamb está a investigar o condomínio Wilbraham Crescent, situado na pequena cidade de Crowdean, quando se vê envolvido na investigação de um assassinato que ocorreu naquele local. Na sala da casa nº 19 propriedade de uma senhora cega, Mrs Pebmarsh, foi encontrado, apunhalado, o cadáver de um homem desconhecido. No local do crime foram também encontrados quatro relógios que não pertenciam à dona da casa e que, curiosamente, marcavam todos a mesma hora, 4.13h. Quem descobriu o corpo foi Sheila Webb, uma estenógrafa que recebera ordens para trabalhar para Mrs. Pebmarsh, mas fica entretanto a saber-se que esta não solicitara qualquer trabalho de estenografia. O caso parece ser bastante complexo e Colin Lamb lança um desafio ao seu amigo Hercule Poirot. Decifrar o enigma sem deixar a sua poltrona, baseando-se apenas nas informações fornecidas pelo amigo.




Cai o Pano



Nesta obra vemos um Poroit extramente debilitado fisicamente, sem poder andar e sujeito a ataques de coração. Próximo à morte, ele retorna ao local em que resolveu seu primeiro caso na Inglaterra – a mansão Styles, agora transformada numa espécie de hotel. Chama o capitão Hastings, seu melhor amigo e companheiro de aventuras, que não via há muitos anos, para passar alguns dias com ele.



Hastings imediatamente pensa que o desejo do velho amigo era dizer adeus e “lembrar dos velhos tempos”, antes da morte inafastável. Mas qual é sua surpresa ao ver que o impagável detetive belga está atrás de um assassino, e deseja que ele o ajude a pegá-lo numa última caçada.
A trama é inteligentíssima. No final de carreira, Poroit enfrenta o assassino perfeito, que não deixa pistas, rastros, ou melhor – nem mesmo deixa transparecer que ocorreu um assassinato. Cabem as famosas células cinzentas do detetive, sempre sob a suspeita de não estarem mais funcionando tão bem, como o resto do corpo, unir as diversas mortes que se seguem e descobrir o cérebro por trás de tudo. O final, garanto, é impossível de ser descoberto, apesar de tudo estar bem no rosto do leitor o tempo todo. 
OBS: Este romance foi publicado em 1975 e nesse mesmo ano, a 6 de Agosto, surgiu, publicado no New York Times o obituário do grande detective Hercule Poirot para assinalar a sua morte


Assassinato No Expresso Do Oriente
Depois de resolver mais um caso, Hercule Poirot embarca no Expresso do Oriente, numa viagem em que há um grande número de passageiros, o que não é habitual naquela altura do ano. Durante a viagem ocorre um assassinato e quase em simultâneo o comboio fica retido devido a uma tempestade de neve. Com excepção do presidente da companhia Wagons Lits, de um médico grego e do próprio Poirot, que formam uma equipa de investigação, todos os passageiros são suspeitos. Poirot descobre entretanto que a vítima era um assassino que estivera envolvido no caso Armstrong, um caso que envolvia o sequestro e morte de uma criança que levou à morte, por desgosto, da mãe e ao suicídio do pai. Só no final Poirot descobre que todos os passageiros que se encontravam no vagão onde ocorreu o crime tinham estado, de alguma forma, ligados à família Armstrong. A o resto fica por conta do leitor...






[Capa do livro 'Por Que Não Pediram à Evans?']

















POR QUE NÃO PEDIRAM À EVANS?

Frances Dewent e Bobby Jones formam uma dupla de jovens destemidos à procura de novas aventuras. Dessa vez, os dois descobrem o cadáver de um homem que pode ter sofrido um acidente ou ter sido assassinado. Frances e Bobby decidem investigar o caso, tendo duas pistas. Uma é a fotografia de uma bela mulher. A outra é uma estranha frase pronunciada pelo homem antes de morrer: “Por quê não pediram à Evans?”. Em busca da mulher misteriosa e do tal Evans, a dupla se envolve com um perigoso assassino. A solução do crime parece estar cada vez mais próxima... e as vidas da dupla por um fio.